guiadecompra
Home Excel Gráfico e Macro

Apostila de Excel - Gráfico e Macro

Nesta página, vamos aprender gráfico e macro.


Gráfico.

Colocar um gráfico em uma planilha, às vezes pode não significar muito, mas é importante para se obter resultados com melhor visualização e compreensão dos dados ou informações, por exemplo: em vez de ter de analisar várias colunas de números de planilha, você pode ver de relance se as vendas estão caindo ou subindo a cada trimestre ou como as vendas reais se comparam às vendas estimadas.

Você pode criar um gráfico na própria planilha ou como um objeto incorporado à uma planilha.
Também pode publicar um gráfico em sua página Web. Para criar um gráfico, primeiro você deve inserir os dados do gráfico na planilha. Selecione os dados e use o Assistente de gráfico para passar pelo processo de escolha do tipo de gráfico e das várias opções de gráficos.

Vamos começar com exemplos de tabelas que você criou durante a leitura desta apostila para um melhor entender.
       Clique no menu inserir depois em Gráfico abrirá o Assistente de gráfico com aproximadamente 4 etapas, sendo esta a primeira. Em Tipos padrão selecione a opção Colunas e nos exemplos à direita selecione o tipo Colunas agrupadas, com efeito, visual 3D depois clique em Avançar na guia Intervalo de dados posicione o cursor dentro da caixa de nome para que lhe dê a opção de selecionar o intervalo dentro de sua planilha. Feito isso, selecione as colunas Nome e Salário. Na opção sequência em: selecione Linhas

Clique na guia Sequencia e repare que os nomes dos funcionários estão relacionados na caixa de seleção da opção Sequencias e que surgiram as opções Nome e valores Preenchidos com uma célula de vínculo.
- Clique em Avançar

Você está na terceira etapa de opções de gráficos e na guia Título dentro da opção Título do Gráfico Digite o nome Teste-01 as outras, deixe em branco. Clique na guia Eixos na opção Eixo das categorias(X) clique para ativar caso esteja desativada. Faça o mesmo em Automático e Eixo dos valores (Z). As outras deixe desativadas.

Na guia Linhas de grade selecione somente Linhas de grade principais que se encontra na opção Eixo dos valores (Z). As outras deverão ficar desativadas.

Somente por curiosidade, clique na caixa de seleção Linhas de grade e paredes 2D

Veja o que mudou, desative novamente a caixinha e clique na guia Legenda ative a caixa de seleção da opção Mostrar legenda e escolha o posicionamento em que sua legenda deve ficar. Selecione a guia Rótulos de dados deixe ativada somente a opção Nenhum e finalmente clique na guia Tabela de dados e desative a opção Mostrar tabela de dados e assim a outra opção será desativada automaticamente. Lembramos que você pode deixar ativada esta opção para visualizar sua tabela que faz referências as opções deste gráfico, mas não será importante para este exemplo. Então clique em Avançar e nesta última etapa em Posicionar gráfico Clique em Como nova planilha, em seguida clique em Concluir

Pronto você pode visualizar seu gráfico e alterá-lo mais tarde.
Para alterar seu gráfico selecione-o e clique com o botão direito sobre ele, verifique as opções de menu e faça sua alteração. Caso não queira que suas alterações tenham efeito permanente, não as salve, feche o Excel ou clique no botão desfazer na barra de Ferramentas, para cancelar as ações que foram feitas. Consulte também o assistente de ajuda para obter maiores informações.

Macro.

Macro é um programa escrito e gravado pelo usuário que armazena uma sequencia de comandos no Microsoft Excel, podendo ser utilizado posteriormente com um único comando. As Macros servem para automatizar tarefas complexas e reduzir o número de etapas necessárias para completar as tarefas que você executa com frequencia. As Macros usam códigos da linguagem de programação do MS Visual Basic for Applications, embora você também possa escrever os códigos em um editor do Visual Basic.

Gravar uma macro para realizar uma tarefa em uma etapa. Antes de gravar uma macro, planeje as etapas e os comandos que você deseja que a macro execute. Se cometer um erro durante a gravação da macro, as correções feitas também são gravadas. Ao gravar macros, o Visual Basic armazena cada uma em um novo módulo anexado a uma pasta de trabalho.

Por exemplo, se você insere com freqüência seqüências de caracteres de texto extensas nas células, você pode gravar uma macro para formatar essas células de maneira que o texto retorne automaticamente. Selecione a célula em que deseja inserir o retorno automático de texto e inicie a gravação. Clique em Células no menu Formatar, clique na guia Alinhamento, marque a caixa de seleção Retorno automático de texto, clique em OK e, em seguida, clique em Parar gravação.

imagem macro

No menu Ferramentas, aponte para Macro e, em seguida, clique em Gravar nova macro.

Na caixa Nome da macro, insira um nome para a macro. O primeiro caractere do nome da macro deve ser uma letra. Os demais caracteres podem ser letras, números ou caracteres sublinhados. Não são permitidos espaços no nome de uma macro; um caractere sublinhado funciona da mesma forma que um separador de palavras.

As Macros mais simples são gravadas com comandos feito pelo usuário usando o teclado, por exemplo, Uma macro imprimir, faz a mesma função que o botão imprimir da barra de ferramentas do Microsoft Excel, evidentemente com alguma diferença, pois a Macro imprime o documento que você indicar durante a gravação. Você pode gravar uma macro para imprimir uma planilha e colocar o botão de comando em outra planilha, e quando acionado, este comando imprime aquela planilha que foi indicada durante a gravação.

Existem vários comandos para se gravar uma Macro, como existem varias Macros que executam Vários comandos. Aqui vamos estudar um exemplo simples para que você entenda como funciona.

Gravando uma Macro Imprimir
Clique em Ferramentas, Macro, Gravar nova Macro ao exibir a caixa de diálogo, nomeie como Imprimir depois clique em OK. Quando exibir o botão Parar gravação, dê o comando Ctrl + P no teclado, quando aparecer a caixa de diálogo de impressão, clique em OK ou tecle Enter e em seguida clique no botão Parar gravação. Sua Macro foi criada e você poderá imprimir o documento usando essa macro. Para isso vamos criar um botão (lembramos que você pode associar uma imagem ou recortar um botão padrão de qualquer aplicativo, ou mesmo um ícone, colar no Excel e inserir o comando. Leia no Assistente de ajuda do MS Excel.) Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas para exibir um menu, e então escolha a opção Formulário e na barra exibida escolha a ferramenta Botão. O cursor deve ficar no formato de um sinal de adição, clique em algum lugar da planilha e arraste até que forme um retangulo, em seguida solte-o, e abrirá uma caixa de diálogo, da macro na qual você criou.

Dentro da área de texto selecione o nome da Macro, neste caso Imprimir clique em OK
Renomeie o botão com o nome da Macro e clique fora dele para que sua ação tenha efeito. Depois é só clicar sobre o botão e a Macro será executada, ou seja, imprimirá o documento.
OBS Quando você cria o botão ele fica selecionado automaticamente, é nesta hora que você tem que renomear. Se clicar fora dele antes de renomear, para dar-lhe um nome será necessário clicar com o botão direito do Mouse sobre o botão e quando selecionado renomear e depois clicar fora dele para que sua ação tenha efeito.

Espero que tenha aprendido algo com esta apostila, pois o Excel não é tão difícil. É sempre bom lembrar que a Microsoft foi muito eficiente ao colocar o Assistente do Office para que usuários consultem e tire dúvidas que jamais conseguiria sozinho sem alguma orientação. Sugerimos que compre também um livro, de Excel bem avançado caso tenha interesse de aprender profundamente este aplicativo.

Esta apostila é grátis. Pode ser estudada online, ou impressa, para uso pessoal. É proibida a reprodução total e ou parcial, para comercialização.